Empreendedorismo sustentável

Imagem

“Em essência, toda a força empreendedora deveria ser aplicada para atender às necessidades da sociedade. A melhor imagem aqui é a de todas as pessoas da sociedade estarem aplicando sua força de fazer acontecer para ajudar a atender o conjunto de necessidades que existem na própria sociedade. E já vimos que a força do fazer acontecer está presente em todos, da dona de casa ao trabalhador, aos funcionários e executivos de empresas, dos governos e da sociedade civil.” (Oscar Motomura).

O empreendedorismo sustentável é o equilíbrio entre o desenvolvimento ambiental, econômico e social. É um conceito aberto à interpretação e adaptação de acordo com alguns interesses, já que pode ter como base abordar a ecologia e proteção dos recursos naturais; Assim como de um ângulo mais social: favorecer o desenvolvimento dos mais pobres.

Mas como se tornar um empreendedor sustentável?

Em primeiro lugar, o empreendedor sustentável deverá estabelecer seu negócio em cima de três pilares: Pessoas, planeta e lucro.

1º Pilar – Pessoas: Este empreendedor precisa ter noção de que são as pessoas da sociedade que fazem os negócios. Parte delas está por trás da programação e fabricação de cada produto vendido, e outra grande parte são aquelas que promovem o lucro de cada empresa ao usufruir seus produtos. Logo, as decisões deverão ser tomadas pensando no trabalhador e no mercado consumidor;

2º Pilar – Planeta: Os negócios devem ser elaborados visando o quanto de dano os produtos ou serviços impactarão no meio ambiente; quais os insumos necessários para sua fabricação e qual será o seu destino após o uso;

3º Pilar – Lucro: Acima de tudo, o lucro deverá ter como base a ética, fazendo com que a ilegalidade não exista, e muito menos prejudique fornecedores ou concorrentes empresariais. O lucro deverá ser distribuído como em todo negócio entre seus colaboradores, governo, acionistas e investido também no meio social, e em causas voltadas para o meio ambiente.

Portanto, aquele empresário que tem a sensatez de que suas atitudes geram benefícios muito maiores do que só para ele mesmo, e quando antes de tomar uma iniciativa reflete sobre os possíveis impactos que sua ação trará para todos os envolvidos no negócio e ao planeta. Este sim é um apto Empreendedor Sustentável.

Referências:

http://www.cdlvca.com/v1/2013/06/20/quem-e-o-empreendedor-sustentavel-2/
http://diariodoverde.com/empreendedorismo-sustentavel/#ixzz34TWuxSYE

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Marketing Verde. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Empreendedorismo sustentável

  1. Mara Oliveira disse:

    Com os problemas sociais e ambientais pelos quais nosso planeta está passando, é de suma importância que o número de empreendedores sustentáveis passe a crescer e que se tornem cada vez mais exemplo na sociedade. Pelo menos assim, os capitalistas tenderão a se aliar às causas ambientais cada vez mais.

  2. Nilmara disse:

    Pensemos sempre, O planeta em primeiro lugar! Pois ele é nossa morada, dele tiramos nosso sustento e é nele q nutrimos a vida.
    Atitudes sustentantaveis só nos favorecerão, precisamos ter essa consciência. Pensar no lucro sim, mas tb em meios de não impactar o meio ambiente. Q cada atitude positiva seja exemplo para outras.

  3. Rachel Oliveira disse:

    Realmente, esse foco no empreendedorismo sustentável, se incentivado de maneira correta irá ajudar e muito nossa sociedade.

  4. Nilsa Penha disse:

    É nas atitudes q conseguimos por em pratica o q nos é esclarecido. Sustentabilidade faz parte de nossa vida, por isso precisamos nos conscientizar e mudar nossas atitudes q prejudiquem o nosso planeta. Boa matéria.

  5. Ellen disse:

    Nossa, muito bom o seu artigo. Realmente as pessoas tem que começar a se preocupar mais com o planeta onde vivem.

  6. Ariele disse:

    Todo empreendedor deveria ler seu post . Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s