Qual o destino correto de pilhas e baterias?

Imagem

Poucas pessoas sabem as consequências geradas pelo descarte inadequado das pilhas e baterias. Sua composição feita de mercúrio, cadmo, zinco-manganês e alcalino-manganês faz com que elas levem até 500 anos para serem decompostas em ambiente natural, sem contar com os riscos que elas causam para o ser humano e ao meio ambiente.

Segundo alguns estudos essas substâncias podem gerar sérios problemas a saúde como, câncer e anemia podendo também impactar no sistema neurológico. Para o meio ambiente, o seu descarte incorreto pode alcançar os lençóis freáticos contaminando o solo e os alimentos por causa do sistema de irrigação.

Imagem

Em meio a tantos problemas no dia 04/09/2012 entrou em vigor as novas regras para o uso, descarte, transporte e reciclagem de pilhas e baterias pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Terá que ser informado na embalagem e nos manuais de pilhas e baterias as novas regras impostas. O material deve ser descartado em coletas seletivas específicas encontradas em postos de vendas e em fábricas, não podendo mais ser realizado de forma mista. Os recipientes de lixo devem apresentar um símbolo como o “x” para facilitar a coleta e evitar a mistura. Cabe ao fabricante e ao comerciante realizarem o reenvio para o produtor.

Segundo a associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), em 2010 foram comercializadas aproximadamente 1 bilhão e 200 milhões de pilhas. A entidade acredita que para que haja a diminuição do descarte indevido é preciso mostrar para o consumidor os malefícios e o prejuízo que isso pode causar para a sociedade atual e para as gerações futuras. “Por essa razão, a Abinee em futura parceria com diversos fabricantes, vão investir em levar informação a uma grande parte de consumidores sobre o descarte correto, através de campanhas”, afirma José Carlos assessor de marketing da Abinee.

 

Clique aqui para ver um vídeo sobre o descarte de pilhas e baterias.

Referências:

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/09/uso-e-descarte-de-pilhas-e-baterias-tem-novas-regras

http://portaldoconsumidor.wordpress.com/2010/11/10/descarte-pilhas-e-baterias/

 

 

 

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Marketing Verde. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Qual o destino correto de pilhas e baterias?

  1. Paolla disse:

    Nossa!tantos problemas que eu nem sabia. De fato temos que fazer algo para ajudar a natureza

  2. Roberto disse:

    Na verdade o grande problema vem do pensamento humano. Quase ninguem pensa sobre o descarte, apenas no uso e esse é o tabu que devemos “ultrapassar”.

    • Paolla disse:

      sim Roberto. Ainda me pergunto se há jeito para essas pessoas. Tudo o que temos e fazemos necessita de materias derivados da natureza, mas nem todos pensam em conservar, apenas usar. Temos que pensar na natureza e na nossa geração futura e esse post foi maravilhoso em mostrar a necessidade do cuidado que temos que ter para garantir o bem estar futuro.

  3. Janna disse:

    Muito bom o post. ta de parabens!

  4. Ariele disse:

    A realidade é que infelizmente poucas pessoas se preocupam com o descarte correto desses materias e com o seu destino e é isso faz toda diferença. Parabéns pelo post 🙂

  5. Mara Oliveira disse:

    Interessante seu post, já que muitos indivíduos não sabem (ou tem dúvida) sobre o descarte especial das pilhas e baterias. Mesmo na coleta seletiva, não devem ser descartados como plásticos ou metais, erro comum entre as pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s