Por um tom mais verde

Há quem diga que nunca procurou uma sombra de uma árvore para fugir da luz do sol,  refrescar-se, sentir um pouco do vento que passa pelo local e se acalmar com o barulho das folhas, talvez os troncos atrairiam até pássaros e borboletas. Certamente, embelezaria com um toque natural os locais urbanizados das cidades grandes, mais especificamente, a cidade de Manaus do estado do Amazonas.
Ninguém nunca um dia chegou a imaginar o quão importante seria o processo da arborização em vários pontos do país, além de contribuir com o meio ambiente, colabora também para o futuro de outra geração. Pelo viés que estamos seguindo, muitos, infelizmente, já chegaram ao comodismo e concretizaram o seguinte pensamento: “não tem mais jeito a nossa ambientalização”. Devem partir das atuais e recorrentes notícias sobre poluição, queima, camada de ozônio, aquecimento global, entre outros. Todavia, conforme diz o ditado popular da nação verde e amarela: “sou brasileiro e não desisto nunca”. Logo, por que desistir daquilo que nos beneficia? A ajuda é simples e não possui nenhum valor econômico.
Algo que muitos não sabem, notícia esta, como se fosse uma via de mão dupla e vice versa, chega a ser curioso, mas também pode provocar a reação de surpresa e choque. As duas maiores capitais da região Amazônica (extremamente conhecida por ser um local com bastante diversidade das espécies de árvores do planeta) Manaus e Balém, são as cidades que apresenta o menor percentual de arborização urbana entre as 15 cidades brasileiras que possuem mais de 1 milhão de habitantes, segundo o estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Infelizmente, a pouca arborização prejudica a qualidade de vida em Manaus, principalmente onde há o maior fluxo de transições de veículos nas principais avenidas da cidade como a Djalma Batista, Constantino Nery, Darcy Vargas, Efigênio Sales, Getúlio Vargas e Avenida Boulevard Amazonas. Perceber, então, que alguma ação deve  ser tomada, a prefeitura de Manaus em parceria com a Semmas realizou o projeto de manejo de arborização (garantem que é sua prioridade) em todas as zonas da cidade, enfatizando as que mais necessitam e dando o suporte necessário para as que tem, apenas progredir a fim de que se obtenha resultados presentes e futuros, fazendo jus a região a qual vivemos. Mais uma forma de colaborar para o aumento da expectativa de vida e a nossa vida no dia a dia.
A população almeja uma cidade limpa, com ar puro, conforto e que seja agradável de morar, portanto, para que isso aconteça, temos como obrigação dá a nossa contribuição para que o mesmo ocorra de forma eficaz. Sabendo que vários jogos da Copa do mundo que aconteceram em Manaus, após receber ótimas notícias e elogios, o estado e a cidade foram apresentados não somente para o Brasil, e sim para o mundo. Logo, cumprir o nosso dever enquanto cidadãos é fundamental. Aliás, quem não gosta de sentar debaixo de uma árvore, descansar, pegar um vento ou até mesmo para ler um livro?
E para você, o que acha sobre a arborização em Manaus? E o que devemos fazer para que possamos ter a solução deste problema?
Referências:
Anúncios
Esse post foi publicado em Marketing Verde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s