3 ATITUDES PARA MUDAR O MUNDO

sustentabilidade1

Vocês já ouviram falar sobre aquela velha história de que se todos trabalharmos juntos o mundo será um lugar melhor? Madre Teresa de Calcutá já dizia: “Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor”. Com pequenas ações de muitas pessoas podemos transformar o mundo em que vivemos. E você, não quer fazer parte nisso? Aqui vão algumas pequenas ideias para se por em pratica.

1)Evite desperdício-

Não desperdice água, somente 3% da água mundial esta disponível para o consumo humano. Muitas pessoas gastam água de forma exagerada com banhos demorados, limpeza de calçadas, escovando os dentes e isso por mais insignificante que pareça traz sérios riscos ao meio ambiente, por exemplo, passar 15 minutos com o chuveiro ligado equivale a uma média de 45 litros de água gastos e uma torneira com um filete de água com 1mm de espessura gasta cerca de 1.280 litros de água por dia.

Outra forma de desperdício que ocorre muito no Brasil é o da comida, anualmente 26,3 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo, equivalente a 39 mil toneladas diárias e 20% deste lixo é de responsabilidade dos consumidores que acabam não consumindo todo o alimento que compram.

Em 2013 10% da energia utilizada foi utilizada sem necessidade, e como no Brasil a segunda principal fonte de energia de indústrias termoelétricas, que são prejudiciais ao meio ambiente, pois queimam restos de madeira, plantas e outros produtos para conseguir gerar calor, devemos diminuir o nosso consumo de energia. Não precisamos mudar radicalmente os nossos hábitos para isso, coisas simples como desligar a luz quando não tem ninguém usando já fazem a diferença.

2)Recicle-

Com o aumento populacional do planeta também aumentou a produção de lixo e o ser humano percebeu que precisava achar um jeito de reduzir o número de dejetos descartados na natureza e foi ai que surgiu a reciclagem, certos materiais demoram muito tempo para se decompor, como é o caso dos pneus que demoram cerca de 600 anos e do vidro que não tem um tempo determinado. Reciclando você ajuda o meio ambiente com o acumulo exagerado de lixo e ainda consegue fazer coisas bem interessantes.

Veja alguns exemplos do que fazer com as suas garrafas PETs:https://essatalsustentabilidade.wordpress.com/2014/06/07/vamos-reciclar/

3)Plante uma árvore-

Não precisa ser igual Jadav Payeng, que plantou sozinho o equivalente a 800 campos de futebol (oficiais), uma área com cerca de 540 hectares, mas plantar árvores é importante. Elas diminuem a poluição do ar, pois as árvores tem um “filtro antipoluição”, elas sequestram os poluentes pelas suas cascas, além de evitar a erosão, darem sombra e ajudarem a regular a temperatura do planeta.

Pequenas atitudes fazem a diferença para tornar o mundo um lugar melhor.

Se você pensa que é muito pequeno para fazer a diferença, tente dormir em um quarto fechado com um mosquito!

Provérbio Africano.

 

http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/desperdicio-de-agua

http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/03/brasil-desperdicou-10-da-energia-que-produziu-em-2013.html

http://www.eletrobras.com/elb/natrilhadaenergia/energia-eletrica/main.asp?View=%7B61D475A6-BBFC-41CE-98E3-2BA4FD90DB2F%7D

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-mais-limpo/noticia/2012/04/saiba-quanto-tempo-leva-para-cada-material-se-decompor.html

http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/pesquisa-comprova-arvores-diminuem-males-poluicao-organismo-humano-536954.shtml

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas para o dia a dia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s